Dollar Spot doença fúngica em gramados

DOENÇAS EM GRAMADOS
05/02/2020
Autora: Livia Sancinetti Carribeiro- Engenheira Agrônoma, Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem), Doutora em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela UNESP, Botucatu-SP e Coordenadora Executiva da Associação Nacional Grama Legal.

O que é Dollar Spot

Dollar Spot é uma doença fúngica que ocorre na parte aérea das distintas espécies de grama cultivada, sendo o fungo causador da doença o Sclerotinia homoeocarpa.

Dentre as espécies de grama cultivadas no Brasil, as Bermudas (Cynodon Dactylon ssp.) são as mais susceptíveis ao ataque da doença quando sujeitas a qualquer estresse ambiental, principalmente o déficit hídrico.

Em que época do ano ocorre a doença?

É uma doença bastante comum em gramados, sendo de grande ocorrência na épocas mais chuvosas do ano - durante a primavera e o início do verão. É causada pelo excesso de umidade na parte aérea do gramado e a baixa disponbilidade de água no solo.

A presença do Dollar spot também esta associada a baixa disponibilidade de nitrogênio do solo para o gramado durante o verão.

Quais são os sintomas?

O Dollar surge como pequenas manchas circulares de aproximadamente 5 cm de diâmetro, semelhantes a moedas. As pequenas manchas somente se unirao e tornar-se-ão irregulares e largas quando a doença encontra-se em um estágio muito avançado e severo.

As folhas afetadas pelo patógeno desenvolvem lesões que são primeiramente cloróticas (folha perde cor) evoluindo para a cor palha. Essa pode apresentar uma única lesão ou varias pequenas lesões em formato oval ou oblongo, sendo as vezes separadas por tecido saudável.

As lesões provocadas pelo Dollar Spot nas folhas têm como característica serem delimitadas por uma margem marrom ou marrom-avermelhada que tende a aumentar, estendendo-se por toda folha. A morte das folhas sempre se dá pelas extremidades e pode evoluir por todo o tecido.

Como é o ciclo da doença?

Nos períodos desfavoráveis para seu desenvolvimento, o fungo Dollar Spot sobrevive na forma de micélio (estrutura de propagação do fungo, de aparência semelhante a uma teia de aranha sobre o gramado, sendo bastante perceptível ao amanhecer com a presença do orvalho).

A disseminação do fungo se dá por meio de restos vegetais transportados por equipamentos, pessoas, animais, água e vento.

Condições favoráveis do meio ambiente, tais como temperatura (15-30°C), dias úmidos, noites frias e orvalho são bastante favoráveis para o desenvolvimento da doença e possibilitam a penetração do micélio do fungo para o interior da folha, permitindo o desenvolvimento da doença.

Como posso controlar?

  • Evitando que o gramado fique sujeito a condições de estresse hídrico (deficiência de água).
  • Não realizando irrigação do gramado no final da tarde ou no período da noite, de maneira que as folhas da grama permaneçam por um prolongado período de tempo úmidas;
  • Promovendo boa circulação de ar no gramado mediante a poda das folhas;
  • Realizando a remoção das aparas da grama posteriormente a roçada;
  • Mantendo os níveis de nitrogênio do solo em condições adequadas.