Primeiro Encontro Nacional de Gramicultura

de 18 e 19 de agosto de 2022
Encontro Nacional de Gramicultura

Quem participou

Produtores, Pesquisadores, Engenheiros Agrônomos, estudantes de agronomia, profissionais de paisagismo, campos esportivos e do setor e estudantes de todo o Brasil.

Objetivo

A Associação Nacional Grama Legal promoveu nos dias 18 e 19 de agosto de 2022, o Primeiro Encontro Nacional de Gramicultura, o encontro ocorreu no estado de São Paulo, na cidade de Tatuí e foi voltado exclusivamente para o setor produtivo da grama e foi um marco para a gramicultura brasileira.

No evento, reunimos grandes players do agronegócio brasileiro e apresentamos a todos novidades em produtos, serviços, estudos e novas tecnologias. Contamos a presença de grandes produtores de todas as regiões do Brasil, pesquisadores, profissionais do setor e estudantes.

No encontro abordamos técnicas para a implantação e manutenção de gramados públicos, parques e jardins: preparo do solo, correção do solo, plantio, irrigação, adubação, coberturas, correto corte da grama e controle de plantas daninhas.

No primeiro dia, tivemos palestras abertas e nossos participantes terão a oportunidade de atualizar seu conhecimento.

No segundo dia aconteceu a parte tecnológica do evento e nossos participantes puderam interagir com empresas que atuam exclusivamente com o setor, e conhecer as novidades para o melhor desenvolvimento da produção.

Patrocinadores

Branco
Ecopower
Implax
Koppert
Lagross
Terrazul Tratores
World Sports
Coplacana
Lastro
Bravia
Forth Jardim
Gramas Xavier
Hidrovida
Igarapé
Rigrantec
Valagro

Apoiadores

Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná
Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná-Curitiba
IBRAP - Paisagismo
Turfgrass Team
FCA - Faculdade de Ciência Agronômicas UNESP - Botucatu
EMBRAPA SUDESTE

Palestrantes:

Bruna Passioni

Bruna Passioni

Técnica em agropecuária e Tecnólogo em Agronegócios - Representante técnica de vendas responsável pelos negócios de Ornamentais e Gramados da syngenta .

Daniel Tapia

Daniel Tapia

Engenheiro Agrônomo, formado em 1986, pela Universidade Nacional de La Plata e Bachelor Degree in Turfgrass Science GCSAA. Atua como consultor agronômico no Brasil e America do Sul e em 32 países no mundo, dando consultoria na área de gramados esportivos, como campos de golfe, polo, tênis, futebol, rugby, hockey, cricket, salto e hipódromos sobre grama. É responsável pela empresa “Daniel Tapia Gramados Esportivos” e trabalha em 12 dos melhores 15 campos de golfe do Brasil, entre eles o Campo Olímpico de golfe (sede da Olimpíada 2016). Trabalhou por 23 anos na Confederação Brasileira de Futebol, por 24 anos no São Paulo Futebol Clube e por 10 anos como Consultor no Estádio Mineirão, entre outros estádios e campos desportivos, para implantação e assessoramento agronômico. Foi agraciado com o Prêmio Profissional do Ano pela UNESP Botucatu em 2010. É membro da GCSAA e da USGA. Realiza palestras e cursos de capacitação e treinamento em gramados esportivos na UNESP, Federações de Polo, Golfe e Futebol.

Dr. Kevin Kenworthy

Dr. Kevin Kenworthy

Atua como investigador principal para dois grandes programas de pesquisa de melhoramento atualmente em andamento como um esforço conjunto entre os Produtores de Grama da Flórida, Produtores de Sementes da Fundação da Flórida (FFSP) e Sod Solutions. Kenworthy desenvolveu os programas com a contribuição do produtor para atender às necessidades da indústria e incluiu cientistas de departamentos relacionados, como entomologia e fitopatologia. Esses esforços resultaram em programas holísticos capazes de avaliar características ou problemas específicos e identificar possíveis problemas antes que uma grama seja liberada. Ele também foi fundamental na obtenção de subsídios para dois programas da Specialty Crops Research Initiative (SCRI) focados no desenvolvimento de cultivares com melhor tolerância à seca e à salinidade. Esses programas reuniram criadores e pesquisadores de várias disciplinas em cinco universidades da região sul, incluindo a UF, para trocar materiais para testes em uma ampla variedade de condições.

Elyson Santos Amaral

Elyson Santos Amaral

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1994. Mestre em Agronomia (Área de Concentração: Ciência do Solo) pela UFRRJ em 1999. Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 2007. Atualmente Chefe da Divisão de Mudas, da Coordenação-Geral de Sementes e Mudas, desde 2014.

Leandro Godoy

Leandro Godoy

Engenheiro Agrônomo, formado na UNESP/FCA/Botucatu em 2006. Mestre e Doutor em Agricultura (Unesp/FCA/Botucatu). Primeira tese no Brasil com adubação para produção de grama esmeralda e santo agostinho. Atualmente, é Professor Assistente Doutor da UNESP/Registro, SP. Responsável pelas áreas de Fertilidade do Solo e Nutrição e Adubação de Plantas. Responsável pela disciplina “Gramados Esportivos e Ornamentais” na Pós-graduação da Unesp/FCA/Botucatu. Fundador do Simpósio Brasileiro sobre Gramados (SIGRA) e do Portal INFOGRAMA. Autor do livro “Nutrição, adubação e calagem para produção de gramas”.

Marcel Barbosa

Marcel Barbosa

Cursou Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) – USP, Durante 1991-1995 com mais de 29 anos de experiência na área de Paisagismo; Proprietário e fundador da empresa Allamanda Paisagismo; Colaborador do livro Plantas Ornamentais do Brasil; Colaborador do livro Uma Visita ao Amanhecer; Ministra palestras relacionadas à Paisagismo; Proprietário e fundador do “Bora Ralado”.

Marcos Rafael Gusmão

Marcos Rafael Gusmão

Engenheiro Agrônomo, Dr. Entomologia. Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na área de entomologia aplicada, vinculado à Embrapa Pecuária Sudeste. Membro da equipe de pesquisa sobre gramíneas nativas para a cobertura permanente do solo na Embrapa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em defesa fitossanitária e fitotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia econômica, manejo integrado de pragas, resistência de gramíneas às cigarrinhas-das-pastagens e gramados.

Amaury Junio Cunha Pimentel

Amaury Junio Cunha Pimentel

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás, onde também atuou durante quatro anos junto ao laboratório de entomologia da mesma direcionado ao manejo integrado de pragas, associando tecnologias biológicas, químicas e culturais na busca por uma agricultura regenerativa, eficiente e de altas produtividades, atualmente responsável pelo setor de desenvolvimento de mercado da Koppert Brasil nos estados de São Paulo, Minas Gerais e sul de Goiás.

Eduardo Miranda

Eduardo Miranda

Diretor e Engenheiro Agrônomo da Grama Pontal, responsável técnico de plantios de Grama em Rodovias, Indústrias, Gramados Esportivos e Obras em Geral.