Áreas Gramadas em Aeroportos e áreas de segurança

Gramas cultivadas, com destaque para a grama esmeralda, têm sido amplamente utilizadas em áreas de segurança de aeroportos. Muitos plantios já foram realizados e foi possível identificar diversas vantagens na utilização dessa espécie em comparação com a vegetação tradicionalmente utilizada (grama batatais, capins e outras).

Devido a sua cobertura densa e homogênea, pouco ou nenhum solo fica exposto, diminuindo drasticamente a formação de poeira.

Áreas de grama atraem menos aves pois a espécie não produz sementes ou condições de abrigo para animais.

Ainda, por ser dominante e formar um denso tapete, minimiza o aparecimento de plantas daninhas ou outras espécies que poderiam atrair esses animais.

Um estudo realizado pela UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) que objetivava comparar a grama esmeralda com a grama batatais, constatou que as duas espécies têm exigências hídricas semelhantes na implantação dos gramados e ambas secam de forma semelhante, suportando longos períodos sem água. Após esse período se a água for restabelecida, ocorre a rebrota.

A vantagem da esmeralda é que ela mantém uma taxa de cobertura do solo muito superior àquela da batatais em períodos de seca.

Em solo de baixa fertilidade, ambas espécies se desenvolvem bem e respondem a adubação, antecipando a emissão de raízes. Não é possível afirmar que a esmeralda é mais exigente que a batatais.

Baixe o PDF - Áreas Gramadas em Aeroportos e áreas de segurança