Áreas Gramadas em Ferrovias e Trilhos

Cobertura vegetal às margens dos trilhos

Em áreas de domínio de ferrovias, a cobertura vegetal tem papel importante na proteção de encostas e taludes, está presente todo ao longo das linhas e possui necessidade constante de manutenção.

O excesso de plantas em linhas férreas pode dificultar a travessia dos trens e comprometer a visibilidade, podendo provocar acidentes, gerando um alto custo de manutenção para as concessionárias de ferrovias.

As plantas invasoras crescem rapidamente e as concessionárias têm poucas alternativas para controlar essas plantas nas margens das ferrovias, principalmente em seus trechos urbanos e próximos de áreas de preservação permanente (APPs), onde o uso de herbicidas é legalmente proibido.

Taludes

Nos taludes desprovidos de vegetação, o solo fica exposto e sujeito às intempéries, sobretudo das águas da chuva que por não encontrarem nenhum tipo de resistência, acabam escoando ao longo dos taludes, transportando consigo partículas de solo, dando início a processos erosivos, comprometendo a estabilidade dos taludes.

Passagens de Nível

Ao aproximar-se de um cruzamento rodoferroviário, o motorista deve ter visibilidade suficiente para que ele tenha controle do seu veículo no caso de uma aproximação de um trem, evitando situações de risco. Para isso, o controle do mato e.

Baixe o PDF - Áreas Gramadas em Ferrovias e Trilhos