Grama Batatais é a melhor espécie para Campos de Futebol?
MITO
Embora a grama Batatais (Paspalum notatum), como é popularmente conhecida, tenham sido amplamente utilizada, por sua rusticidade (resistência ao calor e seca), no decorrer de muitas decádas nos campos esportivos, não pode ser considerada a mais indicada para práticas esportivas. A grama Batatais não resiste tão bem ao pisoteio como as Bermudas e Zoysias, apesar de ser mais rústica e resistente a solos fracos e falta de manutenção. Também não oferece a mesma qualidade de piso para o jogo que as Bermudas e Zoysias.
O principal fator que determina a indicação ou uso de uma grama para práticas esportivas é a tolerância da espécie ao tráfego e/ou pisoteio. Mas a característica que favorece a recuperação pelo tráfego e lesões é o hábito de crescimento dos gramados. Este hábito é um fator que está atribuído ao crescimento de rizomas, estolões. Rizomas são caules laterais subterrâneos encontrados em Zoysias e Bermudas. Estolões são hastes laterais subterrâneas (estruturas de propagação) também encontrados em Zoysias, Bermudas, Axonopus, Stenotaphruns e Paspaluns. Portanto, rizomas e estolões são estruturas que produzem novas plantas a partir de seus nós ou articulações. Estes rebentos (rizomas e estolões) são brotos laterais que saem da base da grama (parte verde), que formam raízes e dão origem a uma nova planta. O conjunto de estruturas forma o gramado, usado nos campos esportivos e possuem a capacidade de aumentar a densidade do mesmo e se recuperar de ferimentos pelo tráfego e/ou pisoteio.
Dentre as espécies apontadas para uso em áreas esportivas as Bermudas apresentam maior potencial de recuperação, seguida da Zoysia (grama Esmeralda). Quanto as Batatais ou Mato Grosso (Paspalum notatum), são classificadas como gramíneas somente de hábito de crescimento somente estolonífero, portanto, pouco indicadas para cobertura vegetal de campos esportivos uma vez que apresentam um menor potencial de recuperação a possíveis leões proporcionadas pelo pisoteio. Além disso, diferentemente das Bermudas e Esmeraldas, a Batatais possui uma grande quantidade de pelos na superfície de suas folhas que pode causar irritações consideráveis na pele dos frequentadores do campo e/ou jardins destinados ao lazer.