Grama e os Gramados Esportivos?
Uso da Grama em Gramados e campos esportivos
Para a implantação de gramados em campos esportivos, como futebol, golfe, tênis, hóquei, entre outros, é fundamental consultar um profissional qualificado, pois além da escolha da variedade de grama, é importante avaliar a capacidade de drenagem do terreno, compactação, nivelamento e as características do solo.
Projetos bem realizados, escolha de bons materiais e boas práticas de implantação e manutenção, são essenciais para se ter um gramado esportivo de qualidade com alta durabilidade.
Em geral, as variedades mais indicadas para gramados esportivos no Brasil são a Grama Esmeralda e as gramas Bermudas, devido às suas características morfológicas, ótima tolerância ao pisoteio e rápida capacidade de regeneração, formando uma superfície ideal para a prática de cada esporte.
Para que o gramado se mantenha saudável e desenvolva todo seu potencial, é fundamental a realização de cortes periódicos, observando a altura, frequência e direção de corte, realização de cortes verticais, aeração, fertilização, irrigação e monitoramento de pragas e doenças, entre outras práticas de manutenção e renovação.
Altura do Corte da Grama
A altura de corte de um gramado depende do esporte que será praticado. A frequência de corte dependerá do tipo de grama, esporte e época do ano. Por exemplo, os greens de golfe são cortados quase que diariamente. Um campo de futebol poderá ser cortado entre 1 a 4 vezes por semana. Recomenda-se também mudar a direção e sentido dos cortes, o que ajuda a aumentar a velocidade da bola nesses campos.
Cortes Verticais em gramados esportivos
São feitos para renovar o gramado, promovendo novos brotos e folhas e eliminando o excesso de colchão” ou “thatch”, que é a camada de tecidos vegetais em decomposição que fica entre a grama e o solo e que pode proporcionar um ambiente propício para o surgimento de pragas e doenças, além de comprometer o potencial esportivo do gramado.
Aeração e descompactação
Aeração e descompactação do gramado visa melhorar a capacidade de troca de gases do solo, descompactando o mesmo e possibilitando um melhor desenvolvimento das raízes.
Fertilização de Gramados Esportivos
Gramados esportivos, que possuem alta frequência de corte, necessitam de adubação frequente. Reposição de nutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) deve ser feita observando as análises de solo e foliar. O Eng. Agrônomo responsável saberá recomendar quantidades de nutrientes adequadas para o bom desenvolvimento do gramado.
Irrigação de Gramados Esportivos
A irrigação de campos esportivos deve ser feita com frequência, mas nunca em exagero. Gramado muito úmido, além de atrapalhar a prática do esporte, está propício para a instalação de doenças, principalmente as fúngicas.
Pragas e Doenças em Gramados
De forma geral, os gramados, em especial os de alto rendimento, devem passar por monitoramento diário para controle de eventuais pragas, doenças e ervas invasoras.
Saiba mais sobre pragas e doenças em gramados neste link.