Qual a melhor forma de implantar um gramado?
Tapetes, Rolos e Big Rolos
O custo varia muito dependendo da região. Apresenta o melhor custo-benefício, comparado com as outras formas. Compre sempre de produtor regularizado. Cuidado com gramas de extrativismo, mais baratas porém ilegais. Produzido amplamente em todo o Brasil.
Tamanho: tamanho padronizado de 62,5 x 40 cm. 4 tapetes = 1 m² Rolo: tamanho pode variar, em geral é 40 x 0,75m.
Cobertura do solo: cobertura instantânea e homogênea do solo. Controle eficaz da erosão e ótima drenagem.
Variedades: Grama Esmeralda, Grama São Carlos, Grama Bermudas, Grama Santo Agostinho e Grama Coreana.
Manutenção e Podas: a necessidade de poda é baixa, pois a grama dificilmente ultrapassará 15 cm. No entanto, podas deixam o gramado mais bonito, saudável e com uma vida útil mais longa.
Irrigação: fundamental para o pegamento dos tapetes nos primeiros 15 dias. Depois, pode ser menos frequente. Cada espécie tem uma necessidade hídrica diferente.
Adubação: calagem e adubação com fontes de nitrogênio e fósforo são recomendadas antes do plantio. Dependendo da destinação do gramado, adubações de manutenção são indicadas.
Plantas invasoras: Tapetes de boa qualidade e procedência são isentos de plantas daninhas. No entanto, sementes de plantas daninhas podem estar presentes no solo e podem surgir entre os tapetes se for deixado espaço entre eles.
Indicações
Sem restrições: paisagismo, parques, jardins, áreas industriais, rodovias, campos esportivos. Pode ser utilizado também tanto em áreas planas como para a proteção de taludes.
Plantio
Plantar no mesmo dia do recebimento em solo úmido e preparado para o plantio. As placas devem ser plantadas intercaladas sem deixar espaço entre elas. Espaço entre os tapetes prejudica o resultado final do gramado e possibilita o aparecimento de plantas daninhas. Saiba mais aqui. Para rolos, o plantio é mecanizado.
Sprigs e Plugs
Plugs: pequenas mudas de grama enraizada com substrato ou solo. Sprigs: mudas de gramas sem solo ou substrato. Ambos de menor disponibilidade no mercado já que é pouco produzida. Já o custo de implantação para formação de grandes áreas gramadas é menor, se comparado com os tapetes/rolos de grama tem também um menor custo de transporte, pois um único caminhão pode transportar Sprigs suficiente para plantar uma área em torno de 10.000m². Recomenda-se que o projeto seja acompanhado por uma empresa e ou técnico especializado, devido a maior complexidade e técnicas necessárias.
Cobertura do solo: Como a muda é pequena e o plantio é espaçado, o solo fica mais exposto até a formação completa do gramado que se dá aproximadamente 90 dias após o plantio, com cuidado intensivo.
Variedades: Principalmente Grama Bermudas
Manutenção e Podas: A poda deve ser frequente a partir de 20-30 dias após o plantio. A poda estimulará a emissão de estolões e rizomas, acelerando o fechamento do gramado.
Irrigação: Muito exigente em água até a formação do gramado. Necessário dimensionar a irrigação, seja ela automática ou manual. Após a formação e dependendo da finalidade do gramado, as irrigações podem ser diárias.
Adubação: calagem e adubação mais completa são necessárias antes do plantio. A fertilização de manutenção deve ser semanal ou quinzenal, dependendo da destinação do gramado.
Plantas invasoras: Sprigs são isentos de contaminação. A aplicação de herbicidas pré-emergentes é importante, pois o solo descoberto é alvo certo da contaminação por plantas daninhas. Em áreas pequenas, a capina manual resolve, mas em grandes áreas é necessária a capina mecânica e a utilização de herbicidas.
Indicações
Sprigs são utilizados na implantação de gramados de alta qualidade com baixo custo e nivelamento perfeito. Sua utilização contribui para diminuir os custos na formação de gramados de campos de golfe, pólo, futebol e em grandes áreas.
Plantio
Sprigs tem plantio mecanizado. Plugs podem ser plantados manualmente em áreas pequenas. Devem ser feitas pequenas covas para a colocação das mudas. Em áreas extensas, o plantio é mecanizado. O espaçamento entre mudas é de 20 a 30cm. O fechamento completo do gramado pode levar de 3 a 5 meses, com cuidado intensivo.
Sementes de Grama
São normalmente importadas, poucas espécies e variedades estão atualmente disponíveis no Brasil.
Cobertura do solo: A cobertura total do solo é lenta e gradual. Isso aumenta a probabilidade de infestação por plantas daninhas e de erosões.
Manutenção e Podas: após o estabelecimento completo do gramado, a necessidade de poda é idêntica a outros métodos de plantio, variando conforme a espécie e finalidade do gramado.
Irrigação: Fundamental para a germinação das sementes. Deve ser feita diariamente pela manhã ou no final da tarde, pois o solo deve estar sempre úmido. Cuidado para não irrigar em excesso, pois pode prejudicar o desenvolvimento das sementes ou lixiviá-las. As regas devem ser mantidas nesta frequência até que a grama esteja bem estabelecida.
Adubação: como para as outras formas de plantio, adubação e calagem pré-semeadura são recomendadas. Adubação de manutenção também é fundamental, se o gramado for de alto rendimento.
Plantas invasoras: herbicidas pré-emergentes são recomendados. Até a formação completa do gramado, é fundamental um bom controle (químico, manual ou mecânico) das daninhas, para que estas não infestem a área.
Indicações
Gramados esportivos.
Plantio
A semeadura é a forma que mais exige atenção, principalmente em relação ao preparo do solo, adubação, aplicação de defensivos e irrigação. A taxa de germinação geralmente é baixa. Gramados esportivos devem ter acompanhamento de técnicos especializados.