Overseeding em Gramados
Overseeding: Solução eficaz para manter gramados verdes e densos em estações frias
A qualidade do gramado é o fator mais importante nos campos esportivos, sejam eles profissionais ou amadores. Enquanto os torcedores avaliam o campo pela sua aparência geral, os jogadores – os protagonistas da partida – avaliam a qualidade do gramado pelos efeitos que ele tem na sua segurança física, no comportamento da bola e até mesmo em seu próprio desempenho ao longo do jogo.
O cenário ideal para os jogadores é um campo com uma cobertura verde suficiente, que permita o rolamento adequado da bola e uma boa jogabilidade, o que é atribuído principalmente à densidade do gramado.
Um importante fator da manutenção dos gramados de alta performance, é a qualidade no decorrer do outono e inverno, uma vez que trata-se do período mais critico para o bom desenvolvimento das gramas de clima quente. Isso ocorre porque as baixas temperaturas, a redução do fotoperíodo e a baixa incidência de chuvas, proporcionam da redução da atividade metabólica das gramas de clima tropical, amplamente utilizadas no Brasil. Essa condição climática desfavorável torna a qualidade do gramado insatisfatório para boa jogabilidade no campo.

Fotos: Breno Rodrigo Couto
Embora essa tecnologia seja relativamente recente no Brasil, já tem se tornado muito difundida nas principais arenas de futebol como solução para o problema da baixa densidade do gramado dos campos profissionais nos períodos críticos.
O que é Overseeding?
Consiste na semeadura de espécies de clima temperado, denominada cool season grasses (C3) sobre um gramado de clima tropical - warm season grasses (C4) já estabelecidos. De maneira simplificada, trata-se de uma semeadura sobre um gramado já formado e tem como objetivo garantir a qualidade estética do gramado nos períodos mais críticos do ano como o outono e inverno (entre abril e maio). A grama semeada também tem como função proteger a grama original contra os efeitos severos do frio ou geadas.
Os campos semeados podem ter sua cobertura vegetal reestabelecida entre 15 e 30 dias, dependendo do potencial de germinação das sementes, mas o ideal é que os jogos ocorram somente 30 dias após a semeadura.
No Brasil os blends mais difundidos e utilizados para o overseeding são o Ph.D Ryegrass e Sabre III, sendo cada blend especifico para cada modalidade esportiva e/ou parte do campo.
Principais gramíneas utilizadas no Overseeding em campos esportivos | Ryegrass perene | Poa trivialis |
---|---|---|
Nome científico | Lolium perenne | Sabre III |
Variedade | Ph.D | |
Uso ideal no Overseeding | Campos de futebol, tees, fairways e roughs de golf | Green de golfe |
A semeadura será realizada após o preparo do solo, abaixo do gramado já implantado. Essa técnica consiste, principalmente, em um corte muito baixo da parte aérea da grama existente e na remoção da camada orgânica formada entre o solo e a parte aérea, de forma a permitir o contato das sementes com o solo e a germinação satisfatória do novo gramado.
Após a semeadura, é necessário aplicar sobre todo o terreno uma fina camada de topsoil constituída por areia média e composto orgânico. Além disso, é essencial realizar o manejo adequado de irrigação e adubação para garantir uma taxa de cobertura adequada do gramado.
O final do ciclo de desenvolvimento do gramado estabelecido por Overseeding é marcado pelo início do primavera e consequentemente elevação da temperatura, nesse período essas gramas tendem a entrar em dormência e as gramas de estação quente a se reestabelecer morfologicamente.
Leia também: Objetivo dos gramados em projetos paisagísticos por Aline Chagas Fini
Eng.ª Agrônoma pela FCA/ UNESP BOTUCATU – SP; MBA Marketing pela Fundação Getúlio Vargas; Professora do Instituto Brasileiro de Paisagismo (IBRAP); Consultora em paisagismo.