Comprando Grama
Tudo o que você precisa saber antes de comprar grama
A escolha da grama certa para cada situação e finalidade requer conhecimento técnico. Diversos tipos de gramas estão atualmente disponíveis no mercado, portanto, é preciso avaliar qual espécie é a mais indicada para cada caso.
Outros fatores que devem ser levados em consideração são as características do local de implantação, como exposição ao sol ou sombra, umidade e tipo de solo. A frequência de manutenção e o nível de pisoteio que o gramado estará exposto também são importantes fatores na hora da decisão.
Qual é a melhor espécie para você?
Grama é produto perecível
O sucesso da implantação depende também da aquisição de gramas de fornecedores regularizados, que preocupam-se em oferecem produto de qualidade aos seus consumidores.
“Tapetes”, “rolos”, “plugs”, “sprigs” como produto final do processo de produção da grama nos campos de cultivo denominados “viveiros” pelo órgão responsável pela fiscalização da atividade – MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO/ MAPA – RENASEM são considerados MUDAS, assim devem atender os padrões e normas estabelecidos pela legislação vigente (IN 24/2005).
No processo de colheita da grama os tapetes são acondicionados encima pallets sendo organizados na forma de pilhas. Essas pilhas podem acondicionar até 60 m² de tapetes o que representaria 240 unidades de placas. Os tapetes de gramas são um conjunto plantas que respiram e evapotranspiram para manter seu metabolismo ativo e vivas. Em função da necessidade de empilhamento a respiração e evapotranspiração dessas plantas é, portanto, temporariamente prejudicada, visto que há redução na circulação de ar entre os tapetes, isso pode levar a fermentação e apodrecimento dos mesmos se o tempo entre a colheita e plantio exceder 3 dias. Nessas condições o ideal é adquirir placas recém colhidas, pois garantirão o pegamento mais rápido dos tapetes recém plantados evitando a necessidade de reposição.
Outro problema ainda maior está atribuído a aquisição de tapetes ressecados, pois nestes a água contida no solo que sustenta as placas foi completamente perdida, portanto, as plantas de grama não estão sendo devidamente hidratadas e provavelmente morrerão. Esses tapetes dificilmente enraizarão e/ou sobreviverão depois de transplantados.
Atentar-se a qualidade do produto que está sendo adquirido é essencial para garantir o pegamento do gramado após o plantio.
Como sei se a grama que estou comprando é legal ou ilegal?
Conforme Decreto n° 10.586 de 2020 e Lei 10.711/ 2003 regulamentada, Produtores e comerciantes de mudas ficam obrigados à inscrição no RENASEM, portanto, aquele que pratica qualquer dessas atividades, sem a devida inscrição, está realizando-a de maneira ilegal, logo estará comercializando grama ilegal.
Cabe ao Consumidor de grama
Toda pessoa física ou jurídica que utilizar muda, com a finalidade de plantio, deverá adquiri-las de produtor ou comerciante inscrito no RENASEM e exigir nota fiscal acompanhada do termo de conformidade conforme Art. 110 do DECRETO Nº 10.586 de 2020.
Cabe ao consumidor exigir grama de qualidade e de produtor legal. A Grama Legal como principal Associação de Produtores de Grama pode indicar os melhores fornecedores da sua região.
Cabe ao comerciante
Na comercialização, no transporte e no armazenamento para terceiros, as mudas devem estar acompanhadas da nota fiscal (contendo as informações mínimas), atestado de origem genética ou do termo de conformidade (emitido pelo Eng. Agrônomo responsável pela produção) conforme Art. 96 do DECRETO Nº 10.586 de 2020.
Considerando o DECRETO Nº 10.586 de 2020 que aprova o Regulamento da referida lei e estabelece-se:
O RENASEM é o registro válido em todo o território nacional, e tem a finalidade de habilitar pessoas físicas e jurídicas a exercer as atividades de produção e/ou comércio de mudas (Lei nº 10.711, de 2003).
Estão sujeito a fiscalização e multa:
Quem comercializa ou adquire grama ilegal ou grama de extrativismo considerada ilegal.